Logo das Olimpíadas de 2012 em Londres gera discórdia

Imagine que lá em Londres um cara conseguiu O TRABALHO DA VIDA DELE:

Fazer o logotipo das Olimpíadas de Londres do ano que vem. YES!

Pela quantia de cerca de 1 milhão de reais.

YESSSSSSSSSSS!!!!!!!!

O que ele fez? Bem, eu imagino que antes mesmo de entregar o trabalho, ele fez aquela festança de esquecer o nome da mãe. Sete dias de esbórnia depois, o resultado: acabou passando a noite de domingo debruçado sobre a mesa, suando frio, aos prantos, pedindo pela mãe e tentando terminar o desenho a tempo de entregá-lo na manhã seguinte para o COI.

Saiu isso:


Fotoroubêixan: Flickr do Simon Wakeman

Nosso herói, claro, teve que arranjar uma justificativa para aquilo: "Nosso emblema é simples e cheio de energia. Sua forma tem uma incrível flexibilidade e cativa acesso e participação. É um desenho que combina a força dos anéis olímpicos com a cidade de Londres. O número 2012 é o nosso logo, porque é compreendido universalmente por todo mundo".

Então é nessa hora que o Irã se levanta e diz:

- AMIGO, VOCÊ ESTÁ ERRADO. EU NÃO ENTENDI. Eu não estou vendo o número 2012, eu estou vendo a palavra "Zion", que remete à história do Judaísmo e, portanto, é um símbolo racista que ofende o povo islâmico iraniano. Melhor você arrumar isso daí, senão a gente vai boicotar essa bodega.

Agora aqui termina a estorinha e começa uma conversa séria.

O Comitê Olímpico Internacional está passando de fato por esse problema. "Se o COI não tomar medidas para resolver esta questão, isto poderá afetar a participação de vários países, entre eles o Irã, que insiste em certos princípios e valores", declarou Mohammad Aliabadi, presidente do Comitê Olímpico Iraniano (saiba mais clicando aqui).

Além disso a galera também andou vendo suástica, ato sexual e um superfaturamente de 1 milhão por um desenho tão mixuruca. Mas a universalidade de 2012 combinando Londres com os anéis olímpicos, isso ninguém tá vendo.

Não sabemos exatamente qual a situação e que fim levará o designer protagonista da minha estorinha. Os responsáveis pelo desenho são o pessoal da Universal Everything e Wolf Ollins e não achei nenhuma manifestação das empresas sobre o caso.

Fica a exemplar lição do quanto é duro transmitir uma ideia universalmente, que dialogue com as mais diversas culturas por um único símbolo. As aulas de Semiótica e Antropologia não estão na tua grade curricular para você dar um cochilinho. A imagem é uma força devastadora, que pode cativar e unir a todos ou causar uma grande controvérsia.

Veja o Case Study completo do logotipo no site do Wolf Ollins: http://www.wolffolins.com/pdf/2012_case_study.pdf

Comentários
  • http://www.flickr.com/photos/ane_ceribelli/ Anelize Ceribelli

    “As aulas de Semiótica e Antropologia não estão na tua grade curricular para você dar um cochilinho” – boa!

  • http://flickr.com/photos/mariogogh Mario

    Visualmente falando, o logotipo não é feio. Mas no aspecto universal, realmente. É dificil de ler.

  • http://nuborghi.tumblr.com Manu Borghi

    Eu gostava mais da polêmica quando ela girava em torno do boquete.

  • k

    e eu vi um k embaixo e não tava entendendo o que o k fazia ali.

  • Priscilla

    hahahahaha, ADOREI O POST!! E como assim esse logo não é feio? eh horrível, sem contar q essas cores soh pioram as coisas… mano, pensa em aplicar isso em um peça qualquer… q porra além de branco ou preto vc pode colocar de fundo?? completamente estúpido… e a parte alta do fato: eu ralo pra caralho, estudo. faço curso, busco repertório e não ganho nem 1% do valor q esse infeliz ganhou pra desenhar esta porcaria!!

  • http://nuborghi.tumblr.com Manu Borghi

    Londres —- Hugh Grant —– Logo Olimpíadas 2012

  • http://vorko.org Matheus Dias

    Acredito que o pessoal tá falando muito antes de pensar.
    Como que duas empresas gigantes do design mundial, com um repertório respeitável – vide o site – chegou nessa logo?
    Não foi um brother qualquer que chegou sem tempo, mandou um rabisco louco no papel e vetorizou no corel, disso pode ter certeza.
    Realmente, é uma logo controversa, isso eu vou admitir. Mas o grande lance é esse, se ela fosse normal a gente não estaria discutindo aqui. Quando alguém chega e faz algo completamente inesperado, inicia toda uma reflexão, e só por isso eu já dou moral.
    Quanto à defesa da marca e o acontecido posterior realmente foi uma bola fora, mas eu vou defender a galera. Independente da pesquisa feita para desenvolver qualquer projeto, algumas informações escapam. Ainda mais se levar em conta a universalidade do evento em questão, são muitos dados envolvidos. Além disso qual foi a logo desse tipo de evento que foi só elogiada? Recentemente tivemos as duas brasileiras que foram um fiasco também. Ninguém nunca gosta do trabalho do outro à principio, infelizmente saímos sempre com uma pedra na mão pra falar do trabalho alheio… Bora tentar analisar de mais perspectivas e se colocar no lugar da rapazeada.
    E Priscilla, vamos combinar, a logo tem um amarelo vivo e um rosa berrante, me parece que a idéia é exatamente não aplicar em branco ou preto, mas qualquer outra cor neon.

  • http://www.ideafixa.com Janara

    Janara curtiu isso

  • http://www.ideafixa.com Janara

    Eu curto.

  • http://twitter.com/matatias Matias

    Meu problema com esse logotipo (e tantos outros) é o rumo que toma a discussão. Porque esse papo de “fez em cinco minutos”, “meu sobrinho faz igual”, “levaram uma grana pra nada” é comum entre, digamos, idiotas. Mas é inadmissível entre designers.

    Designers sabem o processo. Tem que ter conceito, várias aprovações, estudos, referências, justificativas. Designer supostamente tem que ter tudo isso pra fazer o logotipo da padaria. Porque então os designers acham que os caras simplesmente embolsaram o dinheiro e fizeram qualquer merda? E não pra padaria, não pra uma empresa nacional, para as Olimpíadas, nada menos.

    Isso é debochar da profissão. Você está tratando profissionais (cuja vaga você mataria para ocupar) e os tão detestados micreiros da mesma maneira. E está ajudando o mito que no design tudo é fácil, tudo é “uma pira”, tudo é saber mexer no Coréu. Então é isso. Façam suas críticas desde o ponto de vista de um designer, não desde o ponto de vista de um padeiro.

  • http://twitter.com/matatias Matias

    Mas de qualquer maneira a discussão do post não é essa. Sim, é uma grande lição. E não só para quem fizer logotipos, tem muitas questões culturais que têm que ser levadas em conta. Lembro do logotipo da Starbucks nas Arábias (outros muçulmanos) que tem uma sereia de burca (ok, não).

  • k

    hahaha, me lembrei de um anúncio que vi numa coletânea de problemas culturais na publicidade. nos eua era mist. tipo de coisa que não venderia nem pelo décimo do preço na alemanha.

  • k

    como eu não sou designer, só posso dizer que vi um k e depois pensei na new wave. só. achei feio. mas acho que existe, sim, coisa superfaturada (vide o post aqui de uns meses atrás em que gente que sabia da coisa achou um site do governo super caro pro que foi feito. e alguém fez um relatório e mandou pro tribunal de contas? não, né…) por aí. bem verdade que muitas vezes as coisas são feitas pensando na galera que vai ver. design não é só pra designers. vai que tem alguma coisa embutida aí nesse logo… mas eu não captei.

  • Ronan

    Se ninguém falar, duvido descobrirem o 2012 alí…

  • http://marciogurgel.carbonmade.com Márcio Gurgel

    Então ele ficou devendo R$ 1.000.000,00 não é?!

  • Vinicius Capiotti

    Exatamente nessa de buscar outras perspectivas é que os caras falharam. Pode ter, na teoria, muita coisa aí, mas me parece mais um daqueles casos que os caras tentam se diferenciar mas não conseguem manter um equilíbrio com o senso estético e convenções básicas.

    Outra, não respeito uma logo só por ser controversa não. Uma logo é um trabalho e representa algo, e isso traz responsabilidades. Partindo da perspectiva de um leigo, eu vejo ali um caso sério de dadaísmo, e não faz nenhum sentido como símbolo do evento. É como tocar jazz num baile funk, ou ir de sunga numa festa black tie: com certeza é diferente e chama atenção, mas não espere bons resultados.

  • http://quadrinhosgonzo.wordpress.com/ Jussara Gonzo

    Que bom que esse tipo de problema não é só no Brasil!

  • http://www.flavors.me/deboraavadore Débora Avadore

    essa estampa faria sucesso em 1986 numa camisa estilo surf

  • http://www.flavors.me/deboraavadore Débora Avadore

    eu acredito piamente que as duas empresas se cercaram de cuidados para fazer a logo e que isso envolveu um trabalho de uma equipe experiente e realmente empenhada em fazer o melhor. e, se mesmo cercado de todos os cuidados, surgiu esse problema, imagine quem não tem toda essa noção.

  • http://www.flavors.me/deboraavadore Débora Avadore

    Não gosto do logo quando ele se apresenta com essas cores, que são as mais usadas; porém, quando ele é apresentado com as outras cores e na versão das paraolimpíadas, eu acho ele bacana. Não vejo 2012, Zion e nem gente se chupando, mas ele passa um sentimento vibrante, com bastante energia, que é o que vale.

  • http://www.danieljusti.com Daniel Justi

    Será que todo lançamento de logotipo vai ser assim? Que preguiça dessa discussão de baixo nível!

    “não gosto”.
    “acho feio”.
    “vejo suástica”.
    “essA logo”.

    Parece uma situação sem saída. Quando aparece algum trabalho mais conservador (Olimpíadas no Rio) todo mundo fala que é plágio. Quando aparece algo novo (Londres) que todo mundo mostra resistência. Depois fica reclamando que cliente é chato e não aceita nada novo.

  • http://www.ideafixa.com Janara

    Bem, minha formação não é em design e se eu entendo melhor alguma coisa é ilustração, então sou obrigada a dar opiniões rasas como, gostei ou nao gostei. Mas sinceramente, eu gostei muito disso ai. E entendo bem o que você disse sobre a ojeriza ao novo, ao velho, ao qualquer coisa. Parece que o lance é falar mal do trabalho de alguém (que não é você) acima de tudo. Eu gostei disso aí. Se era a melhor solução? Quem é o melhor pra dizer qual é A melhor solução. Acho ousada, vibrante, jovem, maluca. Resumindo: eu curto, rs.

  • http://www.ideafixa.com Janara

    Mas acima de tudo, acho meio palhaçada questionar o quanto o cara ganhou pra fazer isso ou aquilo. Todo mundo quer ser consagrado e ganhar uma grana, mas se não for ele, é abuso, é muita grana, é uma fortuna, é um absurdo. Isso é totalmente coisa de brasileiro: é tão fodido que odeio ver alguém que se dá bem – e não é ele.

  • http://www.flickr.com/kauegarcia Kauê Garcia

    Acho que a referência é o Cansei de Ser Sexy heheehe

    Puta treco de mal gosto, com cores horríveis !!!

  • k

    gente, mas se a coisa vai ser vista por todo mundo, desde o guri jogando bola ali na rua e até por designers super fodões, todo o tipo de opinião vai surgir. isso é normal, ué. logo não é só pra quem entende da coisa. acho feio.

  • Guilherme

    Uma enormidade de designers, não sei se só no Brasil ou lá fora é assim também, não sabe criticar trabalho dos outros. Critica valor, critica o que não sabe, critica se é “bonitinho” ou não. Mas nada com profissionalismo, só aponta o dedo e xinga.
    Não vejo problema algum no tom que o logo tem, nem nas cores. Até porque não tem só o logo, tem a aplicação também. O único aspecto ruim que vejo sem me aprofundar muito é esse problema da leitura, que não é tão clara quanto sugerem no site oficial. Assim como a k eu também vi um K alí antes de ver o 2012, mas pelo que entendi o projeto teve um enfoque maior na aplicação, como se a aplicação formasse mais a identidade do evento que o logo.
    Achei um logotipo válido e ousado na iniciativa, e gostei das aplicações, mas que merecia um cuidado maior na leitura mesmo…

  • http://www.flickr.com/hellvz hellvz

    Mas que problemão hein.

  • http://www.bulkool.com Leandro Bulkool

    Na minha opinião, que bom que estão pagando toda esta grana para um trabalho tão sério. Que bom que estão chamando bons escritórios/estúdios para fazer este trabalho e não estão colocando a Gisele Bundchen para fazer parte do Juri (por falar nisto, um juri?).

    Sobre a forma final, marca não é arte, precisa comunicar e muito bem, precisa deixar claro a sua mensagem e ser a forma mais simples de todo o seu significado. E, sinceramente, esta marca me remete a Londres. Ela é difícil de ler sim, tanto quando o “C” do Carrefour ou as “batatainhas” do McDonalds. Mas depois que você lê a primeira vez, não se confunde mais.

    Sobre as cores, acho que a Débora – me desculpa se estou sendo injusto – bateu logo no alvo mais fácil. Como podemos ver nos vídeos de apresentação, esta marca de diversas aplicações de cores e não somente esta amarela e magenta – viu? usei o termo correto? rs . Isto é mais um elemento de dinamismo.

    Eu, se fosse do COI e inglês, aprovaria.

  • http://www.bulkool.com Leandro Bulkool

    Adendo: Meu filho – de quatro anos – que não é designer, não é inglês e apenas tem mais energia do que muito atleta. Viu a marca enquanto eu escrevia o comentário acima e disse: “UAU”.

    Foi mal, ele disse, está aprovada. rs

  • http://www.danieljusti.com Daniel Justi

    Legal, Janara! É bem isso mesmo!
    Essa coisa de ficar botando defeito, achando que o cara recebeu muito pra fazer e tudo mais é bem coisa de brasileiro mesmo.
    Dúvido que alguém que tá criticando isso, recusaria receber 1 milhão pra fazer o trabalho.

  • http://www.danieljusti.com Daniel Justi

    então tá aprovada mesmo! =)

  • http://combustion.ws Marcelo Baldin

    Só um detalhe, Universal Everything não desenvolveu o logo, e sim ajudou a Wolff Ollins no branding, ou seja, animações, print e etc, e esse trabalho é extremamente bem elaborado. A Woff Ollins é conhecida por fazer logos que fogem do comum (no Brasil fizeram o da OI e da VIVO). Eu particularmente acho o logo no mínimo ousado, e quebra paradigmas. Talvez até ousado demais para um mundo tão controverso.

  • http://www.secretcaixa.blogspot.com Vanessa

    E alguém ganha tanto para isso?! Que mundo injusto… Eu aqui fazendo tanta bobagem de graça.
    Ó vida. Ó azar.

  • Joey

    Po, a forma e a aplicação não estão ruins, o que fudeu foram só as cores mesmo.
    Quanto ao lance do Judaísmo, aí é questão de estudar e ver isso dai, que eu não tenho as moral pra falar pq nao manjo.

  • http://www.flickr.com/feppa feppa

    Esse logotipo, e essa explicação me fazem “amar” o logotipo da copa de 2014. Isso claro…se o meu parâmetro do que é bom for nivelado bem por baixo a ponto de desconsiderar por completo as tantas aulas de história da arte, gestalt…

  • http://www.flickr.com/photos/bafocomics/ bafocomics

    eu só tenho uma coisa pra falar:
    é quarta feira de cinzas, estou morrendo de dor de cabeça e ficar olhando esse logo ai não ta ajudando nada a melhorar minha dor de cabeça.

  • http://www.ideafixa.com Janara

    E ele perdeu no poker.

  • Nelson

    Compartilho da mesma opinião, e ia falar justamente o mesmo sobre a Universal Everything no negócio. Nego adora encher linguiça…

  • http://www.xtrabold.net Nelson

    Primeiro que Universal Everything fez alguns spots de animação e desenvolveu alguns conceitos em torno da marca, ou seja, não é a grande responsável, logo, não vejo motivo em colocar o nome dos caras aqui. Acho engraçado, no mínimo, uma única pessoa fazer uma remarcação no mínimo arrogante sobre semiótica perante uma empresa tão grande e tão competente quanto a WO. Queria saber direito quem é essa pessoa. Outra coisa: é típica a ignorância do povo árabe em perceber ‘mensagens subliminares’ em tudo o que vêem, vão meio que no estilo da Igreja Universal e o logo da Apple. Pra falar de um projeto desse porte em tão poucas palavras, acredito que um pouco de pesquisa não faz mal. Você já viu o desdobramento? Os pictogramas? São lindos. No nível da marca das Olimpíadas de Munique. Têm linguagem, têm estilo, serão facilmente lembradas ao longo da história. O que me parece é que todo mundo que critica projetos de vanguarda como este querem assumir o papel do cliente e exigem uma defesa, uma aula teórica (acostumados com seus professores) e querem um motivo pra tudo. Me sinto de volta ao ano de 2006.

  • http://twitter.com/alexbigaiski Alexandre

    Primeiro:

    1. “Não dá leitura!” – Cara, por favor, as Olimpíadas serão em 2012. Tem a logo das olimpíadas, tem o nome London. Não é meio óbvio o que o logo representa? Logo, nem ao menos precisa de leitura. A leitura é o que os outros entendem, e sim, dá pra entender muito bem.

    2. É óbvio que as cores simbolizam energia, vigor, força. É só estudar um pouco sobre cores. Fato.

    3. Acho o logo ousado, e gosto de coisas novas, ousadas, que desafiam os padrões. E precisamos muito de mudanças nessas áreas.

    4. Qual o problema do logo só poder ser aplicado em fundo branco ou preto? Já pensaram que talvez seja essa a intenção?

    5. Gosto pessoal é gosto pessoal, não deve ser utilizado para criticar um trabalho. Se ele funciona como comunicação (e pelo que eu vi, parece que sim) já quer dizer que está ótimo.

    Eu, COMO GOSTO PESSOAL, achei que poderia ser melhor, de mais bom gosto. Mas, como PUBLICITÁRIO, portanto, profissional, eu acho que o logo faz o que deve fazer. Eu acho uma chatisse de vocês ficarem reclamando. Nem argumentos plausíveis existem por aqui. E sim, brasileiro se incomoda muito com o sucesso dos outros, em vez de pegar como exemplo e crescer na carreira.

  • vanessa

    eu acho uma marca boa, com personalidade e ousada. sempre vai ter gte vendo qq coisa em qq desenho… enfim, vida de designer é ficar ouvindo essas merdas de qq um q sempre tem algo suuuuper relevante a acrescentar.

  • Tora

    new wave

  • jean fhilippe

    Chiclete com banana. Rox.

  • http://www.xtrabold.net Nelson

    Sabe o que é realmente chato? Uma pessoa ganhar credenciais pra postar num blog de alto tráfico e achar que pode envolver um projeto e uma empresa de grande porte e criar um enredo, uma história boba em torno disso — além de pegar carona numa polêmica que não faz o mínimo sentido. Legal, colocou até no Linkedin que é colaboradora no Ideafixa, mas de profissionalismo esse post não tem nada. Quer emitir opiniões pessoais e entreter seus fãs de médio QI com suas historinhas bestas? Cria um blogspot, fonte Comic Sans e bota tudo pra fora. Aqui não é o lugar apropriado. Vejo pessoas falando sobre o logo, sobre a polêmica, sobre várias outras coisas, ou seja, a direção de questionamento aqui é totalmente ambígua, desnorteando um possível debate — o que, mesmo nesse caso, é desnecessário.

  • http://edsonjunior.com/ ed1nh0

    Ahhhh pára! Isso é pegadinha do Mallandro! Só pode…

  • Renata

    Putz, foi a primeira coisa que pensei: capa do novo ‘disco’ da Cansei de Ser Sexy.

  • http://www.oldblackgallery.com Leandro Substance

    Crítica não muda bilheteria. Mas por hora posso dizer, humildemente, que não gostei do filme.

  • Amilcar Andrade

    É desnecessário porque conforme o seu conceito aqui não é um lugar apropriado ou porque vossa excelência simplesmente não concorda e é paga-pau dos gringos?

  • Amilcar Andrade

    Oh… Universal Everything… ui… ai…ah… Woff Olins… uuuhhhhh, ai, uh…. oh… que delicia… assim… isso…

  • Henrique

    Tem que ser muito mula para não conseguir ler 2012, e não ver o logo das olimpíadas que já norteia tudo. A informação está clara e objetiva, com a ousadia que o projeto precisa. Pra ler zion é que tem que ter o “dom”… Só poderiam evitar de usar roxinho-rosa-amarelo e essa tendencia de cores toscas.

  • http://www.xtrabold.net Nelson

    Até me incomodaria em responder se você tivesse resistido e não tivesse demonstrado sua falta de maturidade na última linha do seu comentário ;)

  • http://combustion.ws Marcelo Baldin

    Amilcar, você é simplesmente babaca, e vamos deixar assim.

  • http://vorko.org Matheus Dias

    Eu concordo contigo Vinicius, não curto só por ser controversa, curto por quebrar com o padrão de logos de eventos esportivos principalmente. mas a discussão como um todo perdeu o foco então nem sei mais o que dizer =)
    Acho que no final das contas 2012 o mundo acaba, então eles não terão maiores problemas…

  • http://twitter.com/alexbigaiski Alexandre

    Tem razão, Nelson. E geramos mais e mais tráfego para o site por causa dessa discussão. O senhor Amilcar, em minha opinião, é um daqueles brasileiros que eu citei em meu comentário acima, aquele que se incomoda com o sucesso dos outros. Seria mais adulto tomar como exemplo trabalhos incríveis e crescer na vida, em vez de “não pagar pau” pros gringos. Se é que vocês me entendem.

  • http://twitter.com/alexbigaiski Alexandre

    Eu também não gostei muito das cores não. Mas de qualquer forma, faz o que a comunicação deve fazer, transmitir energia. E tem razão sobre o tal caso “Zion”, tem que ser, no mínimo, paranoico pra conseguir ler isso. O logo está totalmente legível.

  • http://www.exidium.com.br Exidium

    A lei de gerson é nosso evangelho.

  • Amilcar Andrade

    Que extremismo, Marcelo. Não existe a possibilidade de eu discordar da opinião de vocês com uma leve pitada de humor? Ou o protecionismo de seus amiguinhos gringos é tão forte assim?

  • Amilcar Andrade

    Bla, bla, bla, bla.
    Se o logo está gerando tanta polêmica, independente das empresas tão consagradas (oh, meu Deus) que o fizeram, é porque algo está errado. Ponto.

    Se querem fazer arte, façam arte, não invadam a área de design com o argumento de que “Somos moderninhos, diferentes e fazemos coisas não-convencionais”.

    Simples assim.

  • Rubens

    Na boa, aposto q muitas das pessoas que curitram esse logo e ta defendendo ele meteram o pau no logo feito aqui pra copa de 2014. Não me interessa se este logo foi feito numa Mega agência gringa ou não. O logo não está bem executado, as pessoas COMUNS não se identificam com ele e ponto. Amassa e joga fora!

  • Rubens

    E digo mais se tivessem falado que foi a agência Africa que tinha feito esse logo, aposto meu braço que os defensores dessa aberração iriam mudar de opnião na hora.

  • rfaccini

    Minha opinião técnica é que isso aí é escrotaço.

  • away de petropolis

    Se não aguentam, não brinquem.
    Fui Censuradio!
    É Muita vadiagem, com um pouquinho assim de falcatrua.. rs

  • http://www.ideafixa.com Janara

    Vc é censurado porque é um anônimo bundão. Que medo é esse de mostrar a cara junto com a crítica? Se não viu isso aqui, veja agora e entenda como funcionam as coisas por aqui. Pode dizer o que quiser, desde que seja homem o suficiente pra mostrar quem está falando: http://www.ideafixa.com/nova-politica-de-moderacao-de-comentarios-no-blog/

  • away de petropolis

    Quer dizer agora que o BANKSY um dos maiores nomes da street art é um bundão tambem, porque ele não mostra a cara e ninguem sabe quem ele é..
    vai vendo..

  • http://www.ideafixa.com Janara

    Falou Banksy. Abraço. (O pior é que vc parece engraçado, mas odeio franguice)

  • http://flickr.com/camilavieira Camila Vieira

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAA a cláudia tá demais hoje!

  • away de petropolis

    fim de papo.
    away!

  • Vinicius Capiotti

    Não tinha parado pra olhar a marca em outras aplicações e com outras cores, e mudei de opinião.
    A combinação de cores mostrada nesse post é bizarra e ressalta o aspecto tosco da marca, mas a marca monocromática ou com cores menos agressivas realmente mostra seu valor, principalmente por ter superfície pra usar texturas, fotos e tudo mais dentro das letras.

    Espero que não usem essas cores doidas, a marca com outras cores ficou bem massa e mantém o aspecto “inovador” sem exageros que estragam toda a proposta.

  • Glauber

    Acho que as pessoas precisam ter coragem para admitir quando uma coisa está ruim. Assim como o plebeu no conto “A nova roupa do Imperador”, teve coragem de gritar em alto e bom som que ele estava nú e todos despertaram e pararam de fazer média só porque era o Imperador. É como eu vejo alguns comentários aqui, um monte de “bla bla bla” só porque o estúdio fez isso ou aquilo. Não é um trabalho para as Olimpíadas, é um trabalho para inglês ver, literalmente.

  • thais

    Eu vi 2012 e London neste logo. As cores estão feias, mas gostei dele no geral. Algo diferente sempre causa ‘polêmica’.

  • macahrio

    Sinceramente, gostei bastante do logotipo, principalmente vendo suas diversas aplicações.
    Num primeiro momento confesso que ele me causou uma certa estranheza, o que acho bom, pois faz a gente pensar um pouco…
    É como uma banda que a gente escuta e gosta de cara… logo logo enjoa… mas tem umas que não gosta da primeira vez… aí escuta de novo e de novo… até perceber as nuances e ficar amarradão nela.

  • http://be.net/kaiqueamorim Kaique

    Eu acredito que as possibilidades de aplicação para esse logo são inúmeras, e acredito também que o logo foi muito bem pensado e executado.

    ”Você não precisa gostar de uma cor ou forma para criar uma identidade, apenas deve sabe se ela faz o que tem que fazer”

    Kaique Amorim

  • Lica

    Prova-se assim que repertório é essencial.

  • Raul

    Cara aquilo é um 2012???? Nunca tinho visto isso! Talvez ele quisesse representar o caos do fim do mundo em 2012. (putz piada infame). Mas até q ficou bonitinho o logo.

  • Pingback: Canadian Branding | Id. Visual da Equipe Olímpica Canadense « Internet, mídias sociais e comunicação

  • Pingback: Canadian Branding | Id. Visual da Equipe Olímpica Canadense « Twistters Blog

  • http://www.olimpiadasdefrases.com.br/ Leandro Olimpíadas

    o logo é realmente ruim, parece não expressar nada, só posso dizer que pelo menos o Brasil parece ter feito algo decente, inspirado no pão de açucar

  • mayara

    Isso tem de acontecer mesmo esse logo tipo,para que a palavra de Deus se cumpra logo.
    Quem é esperto sabe do que estou falando FUIIIIIIIIII