HQ:: Amor e foguetes

05.04.2010 / Em ilustração / Por Claudio Yuge

Quando era (bem) mais novo e publicava um fanzine chamado Clang! (mais ou menos em 1994), que deu origem a uma revista do mesmo nome e mais tarde a uma série chamada Tipos, muita gente que lia associava, guardadas as devidas proporções, a Estranhos no Paraíso, de Terry Moore, e a Love and Rockets, dos irmãos Hernandez.

Não havia uma influência, direta, comecei a pensar nos personagens e no universo cotidiano-urbano-roqueiro naturalmente, porque era o que me cercava.

No entanto, conforme fui crescendo, as imagens de tudo o que os Hernandez fizeram foram ficando mais claras em minha mente. Talvez estivessem no meu inconsciente o tempo todo, de tão poderosas que eram. Depois dessa "análise mental", fiz questão de ler tudo o que pudesse de Love and Rockets.

Foi uma das melhores coisas que já fiz na vida e recomendo o mesmo para quem gosta de quadrinhos e artes gráficas em geral. Eis aqui então um roteiro montado pela própria Fantagraphics para quem quer acompanhar com a cronologia correta o fantástico trabalho de Jaime (meu predileto), Gilbert e Mario Hernandez. A cronologia está aqui.

A editora lançou lá fora um volume caprichado da série. Fica a dica pra alguém fazer o mesmo aqui no Brasil.

**************

Bem, sempre gosto de escrever textos inéditos para o IdeaFixa. Mas o assunto é pertinente aqui, então aproveito para publicar aqui também o link para a matéria que fiz sobre o novo selo nacional de quadrinhos, o Barba Negra.

Idealizado pelo publisher S. Lobo, com a chancela do conglomerado português Leya, o selo promete publicar dez álbuns nacionais ainda este ano. O primeiro será baseado em música de Erasmo Carlos e há planos para adaptação de peças do teatro marginal de Plínio Marcos e Mário Bortolotto.

A matéria completa está no link do Bonde.

Twitter: @clangcomix

  • http://www.ideafixa.com Janara

    Agora entendi o porque do Clangcomix.Quero ler Love and Rockets.

  • http://www.wde.com.br/bike/passeios.htm Wlad

    amo Love and Rockets, as histórias de Palomar, tudo que os irmãos Hernandez desenham.. como a Maggie mudava a cada ano, engordava, emagrecia, cortava o cabelo.. amava tudo aquilo. eu li tudo q saiu no Brasil, pela revista Animal e depois fui atras de mais revistas importadas. Se pudesse, compraria a caixa com a obra completa.
    para quem curte quadrinhos, bons desenhistas e ótimos roteiristas, recomendo.

  • http://facebook camila

    aodorei essa imagem..muito linda