Quem nunca sonhou em ter uma casa na árvore?

12.02.2012 / Em arquitetura / Por Valéria Scavone

Quem nunca imaginou ter uma casa na árvore? O arquiteto alemão Andreas Wenning coloca em prática nosso desejo de criança com o projeto BaumHaus (Casa na Árvore) - um parque de diversões para crianças. Um refúgio para os adultos!

A criação destas residências exclusivas tem início à partir de lugares pequenos e habitáveis. O planejamento combina a habilidade do arquiteto Andreas, a experiência de artesãos inovadores, paisagistas e especialistas em árvores.

A construção baseia-se nas estruturas de edifícios. É possível ter dois ou mais níveis. Tudo depende da capacidade da árvore. Aí entra o papel do especialista em árvores Klaus Schöpe que verifica se a árvore tem estrutura para sustentar a casa, enquanto o engenheiro florestal colhe amostras do tronco para certificar a saúde da planta.

A maioria das casas são pequenas se comparadas a uma casa normal. Cada casa é equipada com um painel de madeira sólida por dentro e por fora, vidros, clarabóias, isolamento térmico e eletricidade.

foco principal do planejamento e construção é o uso cuidadoso das árvores. Com projetos inovadores, os materiais utilizadosrespeitam a natureza e o meio ambiente: não usa-se, por exemplo, parafusos porque além de maltratar a casca, favorece uma infecção por fungos. A opção são cabos de aço com cintas têxteis que permitem maior liberdade e movimento da árvore. As madeiras são de florestas sustentáveis e o isolamento térmico é feito com lã ou esteiras de fibra de coco.

As árvores com potencial seguro de construção são: Carvalho, Tília, Freixo (da família da Oliveira), Faia, Castanheiras e as Coníferas .

Andreas Wenning
Projeto "BaumHaus"
» www.baumraum.de
.

  • http://www.chainoworks.com Chaino

    Nossa, fudido!

  • Valerie Scavone

    tô treinando o teletransporte, Chaino!

  • renata

    Muito bom, já tenho a planta da minha casa da árvore … adorei! bjs

  • Vinicius

    Cada vez mais em moda casas assim… com a idéia, ainda, de respeitar a natureza! Acho muito bacana.. mas vi milhares de casas como estas serem publicadas, mas nenhuma ainda falou ou demonstrou real respeito ao ambiente! As aves que, de fato, moram nesta árvore serão mortas quando baterem nos vidros, já que não o “conhecem”.

    É o desejo de interagir com a natureza. Interagir negativamente!

    Existe uma marca de vidros alemã que tem padrão de linhas UV.. mas não há menção a o uso.

    Enfim, é como comprar uma Eco-bag feita no Vietnam!

  • Lidiane Castro

    O projeto em si é muito legal. Nós crescemos ,nos tornamos adultos,e ainda trazemos conosco alguns sonhos de criança, porém, nos dias de hoje em que as matas, florestas ou pequenas áreas verdes estão cada vez mais escassas, devemos melhorar aqueles velhos sonhos, que seria preservarmos o que ainda nos resta e não deixarmos nossas aves sem suas ¨casas¨, pois elas sim são os verdadeiros propretários. Poder olhar para as árvores e observar diversos tipos de aves, escutandodiversos tipos de cantos, dividindo o mesmo espaço em perfeita harmonia, torna a paisagem de qualquer lugar mais bonita e a natureza respeitada.

  • Marcello

    A parte q algum pássaro pode morrer ao bater num vidro eu entendi. Mas me mostra onde nessas árvores mostradas não tem espaço pra um ninho.